m feriado em plena quarta-feira pode até não render uma viagem mais longa, mas uma esticadinha é sempre uma ótima pedida para quem gosta de "mudar de ares". No próximo dia 21 de abril, quem estiver em Belo Horizonte, ou em alguma cidade próxima, tem um destino certo: Tiradentes, a 190 quilômetros da capital mineira. É a chance de ver de perto a maior festa cívica de Minas Gerais, quando o mártir da Inconfidência, que empresta seu apelido à cidade, é reverenciado em praça pública.
A cidade, que exibe as marcas da história da Inconfidência em suas ruas e monumentos, tem programação anual para saudar o herói e seus companheiros. As homenagens que começam ali ultrapassam as fronteiras e pipocam em outras cidades da região. Alguns eventos começam bem antes do feriado, como a chegada da Cavalgada da Inconfidência em Tiradentes, que esse ano aconteceu no dia 14 de abril.
imbolicamente, todo dia 21 de abril, Ouro Preto, outra cidade histórica, ganha status de capital mineira. Faz parte dos festejos a entrega de medalhas da inconfidência, além de apresentações culturais e outras opções de lazer para visitantes e moradores.
Porém nesse ano, como o feriado cai em uma quarta-feira, quase toda a programação cultural ficou restrita a Tiradentes, com diversos eventos.
Programação em Tiradentes
Dia 17 de abril
8h – Passeio ciclístico Pedalando pela Estrada Real.
Local: Largo das Forras.
10h – Rua de lazer.
Local: Largo das Forras.
Dia 25 de abril
8h – Corrida rústica da Inconfidência.
Local: largada do Trevo de Tiradentes e chegada no Largo das Forras.
20h – Apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da cidade de Barbacena.
Passeios em Tiradentes
Selecionamos passeios diretamente relacionados à Inconfidência Mineira e outros igualmente imperdíveis e que também retratam a história da cidade.
- Monumento a Tiradentes: para entrar no clima da Inconfidência, é fundamental visitar o Monumento a Tiradentes. Localizado no Largo das Forras, praça central da cidade, esse é o segundo monumento em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira e herói nacional. O monumento foi construído em 1892, para comemorar os 100 anos de sua morte
Casa de Padre Toledo: a construção do final do século 18 foi onde morreu Padre Toledo, um dos líderes da Inconfidência Mineira. Lá também foi local de reunião dos inconfidentes, em 1789. Hoje em dia é sede do Museu Casa de Padre Toledo, dirigido pela Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.
- Roteiro Narrado: o espetáculo acontece na Igreja Matriz de Santo Antônio e conta a história da igreja, tombada pelo Iphan e considerada a segunda mais rica do Brasil (em quantidade de ouro). A narração é feita pelo ator Paulo Goulart. O espetáculo conta, ainda, com efeitos de luz e som. A igreja foi construída no século 18, em homenagem a Santo Antônio. Representante importante do barroco mineiro, ela reabriu suas portas ao público em 2002, após passar por uma restauração.
Horários do espetáculo: sexta-feira, às 20h, sábados, às 20h30, e domingos, às 20h. A apresentação só não acontece em dia de casamento na igreja.
Informações: (32) 3355-1238.
Nenhum comentário:
Postar um comentário