sábado, 19 de janeiro de 2013

Receita de Bolo incrível

Bolo de limão com creme de manteiga de groselha de Wendy Kromer
A receita é fácil de dobrar, mas não é recomendável assar numa forma maior que 45 cm x 5 cm.
Rende o suficiente para duas formas redondas de 20 cm de diâmetro x 5 cm de altura.
3 xícaras de farinha de trigo, mais para polvilhar as formas
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de leitelho
casca ralada de 3 limões
suco dos 3 limões (cerca de 1/4 de xícara)
creme de manteiga de groselha (veja receita abaixo)
xarope simples (veja receita abaixo)
1/2 xícara de groselhas em conserva
1. Pré-aqueça o forno a 175° C. Use óleo em spray para untar as duas formas, forre com papel manteiga; borrife o papel e polvilhe com farinha, retirando o excesso.
2. Numa tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal.
3. Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar, em velocidade alta, até a mistura ficar fofa e clara. Acrescente os ovos, um a um, e o extrato de baunilha; bata até incorporar bem.
4. Reduza a velocidade e acrescente os ingredientes secos em duas adições, alternando com o leitelho, a casca de limão ralada e o suco, e raspando as laterais e o fundo da tigela em cada ocasião.
5. Divida a massa igualmente entre as duas formas e asse até ficar dourado ou até que o palito inserido em seu interior saia seco.
6. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente por vinte minutos. Usando uma espátula, solte gentilmente qualquer parte que tenha ficado presa às laterais da forma. Desenforme e delicadamente os coloque na posição correta; deixe acabar de esfriar. Coloque cada bolo sobre um papelão redondo, cubra com filme e leve à geladeira até ficar firme (ou de um dia para outro). Duram até um mês se congelados (embalados em filme).
7. Nivele bem as partes superiores e corte os bolos na metade. Coloque o papelão num prato giratório e espalhe 1 colher (sopa) de creme de manteiga de groselha sobre ele. Coloque uma camada do bolo por cima. Pincele com um pouquinho de xarope simples. Encha um saco de confeiteiro com bico de 1,25 cm redondo com 2 1/2 xícaras de creme. Começando a partir do centro, em círculos, faça uma cobertura consistente. Coloque a próxima camada de bolo por cima e pincele com o xarope. Use o bico para 'emendar' os espaços entre uma camada e outra. Coloque as groselhas em conserva no saco e alise com a espátula. Coloque a terceira camada de bolo e repita a operação (xarope, creme). Cubra com a última camada e verifique se ela está perfeitamente horizontal e se a montagem não ficou torta (deve estar perpendicular à mesa). Com outra espátula, espalhe uma camada fina de creme de manteiga por cima e nas laterais. Leve à geladeira até ficar firme ao toque (1 hora). Retire e cubra com fondant.
Creme de manteiga de groselha (rende aproximadamente 4 1/2 xícaras)
1 xícara de polpa de groselha congelada
5 claras grandes
1 1/4 xícara de açúcar
450 gramas de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, cortada em oito pedaços
2 colheres (chá) extrato de baunilha
1 colher (sopa) de creme de cassis (opcional)
1. Coloque a polpa numa panela pequena e cozinhe em fogo de baixo para médio até reduzir à metade (de 20 a 40 min); deixe esfriar. Transfira para um recipiente com tampa e guarde na geladeira durante um dia antes de usar.
2. Coloque as claras e o açúcar num pirex e leve em banho-maria, mexendo até o açúcar se dissolver (2 a 3 min).
3. Transfira para a batedeira e bata em alta velocidade até ficar fofo e esfriar (de 8 a 10 min).
4. Reduza a velocidade e acrescente a manteiga, (um pedaço de cada vez), batendo bem depois de cada adição. (Observação: se o creme ficar talhado é porque o suspiro e a manteiga não estavam na mesma temperatura. Para corrigir o problema, leve a tigela ao banho-maria e mexa com espátula de borracha.)
5. Acrescente a baunilha e o creme de cassis. Acrescente 2 colheres (sopa) da polpa e corrija o sabor.
Xarope simples (rende 1 1/4 xícara)
Numa panela pequena, misture 1 xícara de açúcar e 1 xícara de água. Deixe ferver e retire do fogo. Deixe esfriar completamente antes de usar. Guarde na geladeira se for usar no dia seguinte.

Drink no palito

Achei a ideia ótima e linda! Drinque no palito, acho que vai fazer o maior sucesso em dia quente numa festa. Tirei a receita e as fotos do site Brit + Co. (www.brit.co). INGREDIENTES:
- 1/2 melancia (grande) sem as sementes
- 3/4 de xícara de suco de limão
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de tequila

- limões em rodelas
- sal grosso para polvilhar
MODO DE PREPRARO
Pique a melancia em quadrados pequenos e coloque junto com todos os ingredientes no liquidificador, menos o limão em rodelas e o sal grosso.  Bata até ficar homogêneo e o açúcar dissolver. Coe em uma peneira de malha fina para remover a polpa da melancia. Você vai ficar com cerca de 5 xícaras. Divida a mistura entre copos descartáveis ou moldes de picolé. Espete o palito na rodela de limão e coloque por cima. Leve para congelar. O ideal é que passe a noite no freezer. Na hora de servir polvilhe com sal grosso.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bolo do Chapeleiro Maluco e Cupcakes

Assim como o filme Alice no País das Maravilhas invadiu as telonas e se tornou um grande sucesso de público lá fora, o mesmo irá acontecer aqui no Brasil e no fantástico mundo dos cupcakes!

Veja só que linda essa idéia: Um suporte com vários cupcakes, cada um com a decoração baseada em um dos personagens do filme, além, é claro, do bolo em formato do chapéu do Chapeleiro Maluco.
 
Nos cupcakes, a sua criatividade é que vai mandar, pois há alguns personagens que são mais fáceis, como o Gato Risonho, e outros mais difíceis, como o Coelho Branco, se você quiser copiar iguaiszinhos os da foto, mas você pode usar elementos de cada personagem para criar uma nova decoração para os cupcakes.

Para fazer os personagens iguais da foto, você irá precisar de:

- corante gel ou líquido

Monte um suporte com colunas e pratos, decorando para dar um acabamento mais bonito, ou colocando os cupcakes em suportes próprios para eles, servindo o bolo do Chapeleiro Maluco ao lado.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Conheça as tradições gastronômicas dos casamentos ao redor do mundo

O bufê do casamento reúne diversas tradições e rituais diferentes em cada país. Entre eles, pratos salgados, bebidas e docinhos fazem a alegria dos convidados, assim como acontece com os famosos bem-casados no Brasil. Por aqui, o doce faz sucesso e promete trazer felicidade e prosperidade aos noivos -as duas fatias finas de pão de ló representam o noivo e a noiva, unidos por uma generosa camada de doce de leite, ou seja, o lado doce da vida.
A origem dos bem-casados brasileiros é atribuída aos portugueses e aos seus "casadinhos", geralmente elaborados com recheio de creme de ovos. Porém, em Portugal, o que é mesmo tradicional servir em casamentos, além de frutos do mar e assados, são os queijos da Serra da Estrela, os pasteis de Belém e muito vinho do Porto. Em determinadas regiões, como em Ribatejo ou Beira Litoral, também é servido a chanfana ou lampatana, um cozido temperado feito em panela de barro com carne de cabra, vinho tinto, páprica e banha de porco. Parece apetitoso? Pois há muito mais.
Abaixo, conheça a tradição dos bufês de outros países e seus docinhos, bebidas e pratos típícos:
Itália
Em um típico casamento italiano não pode faltar o wanda (laço de massa fresca frita, polvilhado com açúcar de confeiteiro e canela) e os confetti (amêndoas doces confeitadas) que são distribuídas aos convidados. "É importante prestar atenção na quantidade oferecida. São necessárias cinco unidades, representando cinco desejos para a vida dos noivos: saúde, riqueza, felicidade, fertilidade e longevidade", conta Caroline Maia, chef e proprietária do Trópikos Expresso Gourmet, localizado em São Paulo. Bruno Previato, sócio-proprietário do restaurante Biondi, completa: "o risoto de açafrão também é bastante tradicional, assim como o almoço de domingo, quando  não pode faltar o leitão assado".
Grécia
Os gregos também oferecem amêndoas doces durante a festa. Elas são servidas em pequenas porções sobre uma bandeja de prata.

França
No casamento dos franceses é servido o croquembouche, que significaria, em uma tradução livre para o português, "quebra na boca". A sobremesa é feita com pasteis de nata recheado com creme de confeiteiro e revestido de açúcar caramelizado. "Eles podem ser decorados com flores de marzipã e de chocolate", diz Caroline. São como profiteroles colocados um em cima do outro, formando uma pirâmide ou um cone. Outra tradição francesa são os bolinhos que lembram cupcakes, levados pelos convidados e empilhados em uma mesa central. Durante a festa, os noivos precisam se beijar por cima das guloseimas sem derrubá-las, para dar boa sorte à vida a dois.
Japão
País rico em tradições, os japoneses não abrem mão das ovas do peixe arenque, que simbolizam a fertilidade e a prosperidade do casal. Elas podem vir sozinhas ou em cima de sushis. Outro momento marcante é a cerimônia do saquê, quando a bebida é degustada pelo casal por três vezes, em três pequenos copos. É a hora em que os noivos homenageiam seus pais e sogros.  

nglaterra
O tradicional bolo de frutas marca presença em casamentos nobres e plebeus. De origem medieval, tem entre seus ingredientes uvas passas, nozes, cerejas, amêndoas, laranjas e abacaxis cristalizados, cidra e avelã, tudo embebido em conhaque. A cobertura é de glacê. Como tem um prazo de duração longo, muitas vezes uma fatia ou o topo do bolo é guardado para comemorar o primeiro aniversário de casamento ou o nascimento do primeiro filho.
Irlanda
O bolo de casamento é bem semelhante ao inglês, mas a crosta superior é feita com uísque irlandês. Também é comum servir um vinho de mel chamado Mead.
Líbano
Além do cordeiro e do arak, aguardente típica do país, as mesas dos casamentos libaneses contam com flores de marzipã, geralmente confeccionadas por freiras que vivem em clausura. "De origem árabe, o marzipã surgiu pela primeira vez na Europa durante o século 12, produzidos por freiras que misturavam amêndoas com açúcar. Aromatizado com água de flor de laranjeira, é moldado em formato de rosas e de outras flores delicadas antes de ser assado", conta Adriana Miranda, sócia-proprietária do Balila, restaurante libanês inaugurado recentemente no bairro de Pinheiros, São Paulo.
Dinamarca e Noruega
Os dois países escandinavos têm em comum o bolo Kransekage ou Kransekake, formado por aneis um em cima do outro. A massa conta com amêndoas, açúcar e marzipã, entre outros ingredientes. No meio do bolo, no centro dos aneis, é comum colocar biscoitos, chocolates e até garrafas de vinho ou do destilado aquavit.
Índia
No dia do casamento, os noivos não podem se esquecer do iogurte com mel. O primeiro simboliza a saúde. O mel, um doce começo.

Suíça
Assim como os noivos brasileiros ao final da festa distribuem bem-casados, na Suiça os convidados ganham deliciosos macarons e madeleines. 
Coreia
Os patos assados são obrigatórios nas recepções coreanas de casamento. A explicação é singela: as aves formam casais que se se mantêm fieis durante toda a vida.
China
Uma das tarefas dos noivos no dia do casamento é tomar a tangyuan, sopa de bolinhas de arroz doce. Detalhe: elas não podem ser mastigadas e, sim, engolidas por inteiro. O significado das massinhas de arroz é literal: um ritual de boa sorte para que o casamento seja doce e pacífico.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vasos de legumes

Para mudar um pouco a cara do arranjo, o site Brit + Co (www.brit.co) deu uma superideia. No lugar dos vasos, eles usam vegetais que possam ser cavados (com auxílio da ponta de um descascador de legumes). Coloque água, flores e velas, fica um centro de mesa bem diferente.
Nas fotos o passo a passo para ajudar na execução